O mais importante de todos os investimentos
Já fazem uns bons anos que comecei a investir. Na verdade, ainda são os primeiros de muitos.
Pensando nisso, me deparo no seguinte pensamento.
Tenho a disciplina de investir todos os meses, guardar um pouco do salário que poderia servir para comprar coisas caras, ir em restaurantes ou viagens, com o objetivo do longo prazo.
Em atingir a liberdade financeira, e consequentemente a liberdade de fato.
Liberdade de fazer minhas próprias escolhas, de não depender de nenhum emprego ou de não precisar baixar a cabeça para algum chefe, e de não aturar colegas de trabalho que só querem puxar seu tapete…
São coisas que motivam muito, e fazem o ato de poupar assim que o salário cai na conta, ser uma atividade muito prazerosa, de verdade.
Imaginar que está mais perto do seu objetivo, do seu futuro, não tem preço.
O mais importante
Então, esses dias estava pensativo com relação ao tempo que se é preciso para conseguir alcançar a linha de chegada dessa longa caminhada, até a liberdade financeira.
Fiz até um post sobre a calculadora de juros compostos que até da uma desanimada para quem está começando e acha que vai ficar rico rápido ao começar a investir.
Sabendo que não será uma jornada rápida e que pelo contrário, geralmente é muito maior do que se imagina.
Fiquei reflexivo com qual seria o investimento mais importante para o longo prazo.
Tesouro direto, tesouro Selic, IPCA+, LCI, LCA, debentureis, ações, fundo imobiliários, criptomoedas , imóveis, carros…
Então, quando percebi que já tenho uma carteira bem diversificada, com a maioria dos diferentes tipos de investimentos, e que daqui para frente era apenas continuar aplicando para aumentar o patrimônio.
Consequentemente, olhei para baixo e percebi uma coisa.
A realidade
Entendi que o investimento mais importante de todos é o que está disponível aportar 24h por dia, 7 dias por semana.
E não, não são criptomoedas. Já que o mercado cripto não fecha nem nos feriados. kkkkk
Então, se o pensamento de todo investidor é o de longo prazo, trabalhar, juntar e investir durante vários anos.
Consequentemente, precisamos estar vivos até o longo prazo.
Assim, quando olhei para baixo e vi uma barriga proeminente, lembrei que uns dias atrás meu joelho direito estava doendo pra caramba, percebi que só terá o longo prazo se eu estiver lá também.
O dinheiro que eu já investi vai chegar no longo prazo. A minha ideia sempre é de rebalancear a carteira aportando os novos recursos.
Então, pensando nisso, já tenho dinheiro que é só esperar pois está bem encaminhado como o IPCA+ 2045, que tenho na carteira. kkk
Agora, a grande questão que me pergunto, será que eu vou chegar a 2045?
Creio que em algum momento, todo investidor de longo prazo já tenha se perguntado.
Talvez para alguns o gatilho para cuidar melhor da saúde possa ser o nascimento dos filhos.
Porem, pra mim ficou claro que se não parar e começar a me cuidar, não dará mais tempo de correr atrás do prejuízo.
Longo prazo
Então, para tirar essa preocupação da cabeça, e para conseguir aproveitar no futuro minha independência financeira, comecei a me cuidar.
Entrei na academia. Percebi que é uma atividade que adoro fazer.
Perceber, dia após dia os músculos maiores. Olhar no espelho e ver o braço mais definido e uma postura melhor, é muito gratificante.
Outra atividade que gosto de fazer também é andar de bicicleta. Nesse ultimo domingo minha esposa e eu demos umas boas pedaladas pela cidade. Fomos do centro até a praia, tomamos uma agua de coco e voltamos.
Confesso que ainda preciso melhorar minha alimentação. Gosto de comer salada e frutas e verduras, mas também gosto de todo o resto, hambúrguer, pães, refrigerante… hahahaha
Então, estou no processo de melhorar meus hábitos alimentares, cortando uma coisa ou outra ou para diminuir os impactos, só me permitindo besteiras no final de semana. Já é uma ótima evolução. kkk
Conclusão
Portanto, fica aqui minha recomendação.
Não é fácil. Na verdade comparado com investir, cuidar da saúde é mil vezes mais difícil.
Mas pensando no longo prazo, vai valer a pena.
Vou tentar aplicar a mesma disciplina que tenho de investir todos os meses, para a minha alimentação e saúde.
Não quero ser o velho barrigudo com pressão alta ou diabético tipo 2, com gordura no fígado, cirrose. Muito menos com dor no joelho, sem ter força para segurar minha esposa no colo ou não conseguindo amarrar o tênis.
Alcançar a independência financeira nessas condições, não valerá a pena.
Se estamos abrindo mão do agora para conseguir investir e juntar com o objetivo do FIRE de se aposentar antecipadamente, eu quero ter saúde para poder viajar muito e aproveitar a vida lá na frente.
Pensem nisso.
Fica aqui minha reflexão.
Vale a pena ficar rico deitado em uma cama?
Grande abraço.
Muita força e ótimos investimentos para todos.
YOUTUBE:
Rapah, já pensei mto nisso mas no final desisti. Cuidar da saúde é mil vezes pior e mais chato que cuidar do dinheiro. Odeio fazer execicio e nao fico sem minha cerveja e petiscos de fds. tenho barriga, to lascado, mas to feliz. Não seria feliz abrindo mao de tudo isso…se viver alguns anos a menos, tudo bem, mas vivi feliz
HAHAHAHAHAHHAH
Verdade Jonas,
Tenho que concordar com você, é muito mais fácil e legal cuidar das finanças do que da saúde. Mas a gente vai tentando né? kkkkkk
A vida é uma eterna balança… Um pouco de drogas x Um pouco de salada!
Grande abraço!
Quando li o título eu pensei logo: “saúde!”. Fiquei feliz ao ler o post e ver que era isso mesmo, rs. Saúde é fundamental. Além do ponto “será que chegarei em 2045?”, tem também o outro aspecto: quanto maior for a saúde, menor serão os gastos (remédios, profissionais da saúde, internações etc.).
Oi Cyber, seja muito bom vindo ao blog!
Muito bem lembrado, se a gente tem a possibilidade de gastar menos lá na frente com essas coisas, internações e remédios, o que é uma corridinha de 1h por dia no presente.
É praticamente transformar suor em dinheiro! hahahahahah.
Vi seu blog lá.
Parabéns está muito legal.
Irei continuar acompanhando por aqui!
Brande abraço!
Concordo totalmente. Coloco saúde acima de tudo. Tanto que metade do meu gasto mensal tende a ser com praticidade em alimentação que julgo de melhor qualidade. Geralmente meus gastos são bem básicos. Tou fazendo pela primeira vez umas seis a oito horas semanais de atividades físicas e tenho gostado até. Isso desde início do ano passado. E ajustei o sono. Enfim, melhor investimento. Só exige muita paciência.
Já está há um bom tempo então.
Mais de um ano em uma rotina de exercícios e uma alimentação melhor, o resultado já deve estar dando frutos.
No fim das contas é muito parecido com investimento também.
Fazer as escolhas certas, esperar e ter paciência que o retorno vem!
Grande abraço!