Caminho das Pedras

icone site

 

Ao percorrer essa longa estrada de muitos altos e baixos, que é o percurso da independência financeira, acabamos nos deparando com questões muito além do “separar uma porcentagem do salário para investir”. Escolher boas empresas para ser sócio e/ou, numa alta de juros, emprestar dinheiro para o governo, são as partes mais fáceis do trabalho. O difícil é escolher entre as opções de alugar ou comprar uma casa.

Sim, eu sei que essa discussão não é de hoje e já vi e estudei muito sobre o assunto. Existem prós e contras dos dois lados. Muitos defensores que dizem que é uma tremenda burrice a opção oposta à deles. E exatamente ai que me encontro atualmente, no meio desse argumentos, questão que vem me fazendo refletir muito sobre o assunto.

Hoje, com trinta e dois anos, e no início da minha caminhada rumo a independência financeira, fica meio óbvio qual é meu pensamento sobre o assunto, financiar um imóvel em centenas de parcelas até a terceira idade, ou alugar um imóvel e seguir investindo boa parte do salário para aumentar meus rendimentos e dividendos até que eles possam cobrir minhas despesas? Bom, se estou em busca do FIRE, procuro parar de trabalhar o quanto antes, fico com a segunda opção. 

Porém, o assunto é muito mais complexo, a vida que procuro ter no futuro, não é uma vida solitária, e sim com a melhor companhia possível, e graças a deus fui abençoado com ela há um tempo. Todas essas reflexões que estou tendo atualmente, nunca estou sozinho e são decisões a dois. E talvez por isso venho aqui, o post de hoje pode servir para os que se encontram na mesma situação, para organizar as ideias, e a terem uma luz sobre o assunto. Muitos dos argumentos que irei pontuar aqui, já foram pautas longas, com um acompanhamento de um gurjão de frango e dois copos de cerveja bem gelados.

 

 

ALUGAR UM IMÓVEL É MAIS BARATO?

 

Então vamos lá, se você como eu, está batalhando para a independência financeira, esses argumentos provavelmente também estão na ponta da língua. Mas quais seriam os prós de alugar um imóvel? 

  • MENOR COMPROMETIMENTO: 
Atualmente, e acredito que nessa fase da vida que a maioria das pessoas tomam essa decisão, estamos na fase de acumulo de patrimônio, o que isso quer dizer? Quer dizer que precisamos crescer nossos aporte e investir e reinvestir os rendimentos cada vez mais para que possamos chegar na fase que, o que recebemos das empresas e dos FIIs cobrirão nossas despesas mensais. 
 
Porém, para acelerar isso, como disse, precisamos ganhar mais e nessa busca em ganhar mais que nos especializamos, adquirimos mais experiências em nossas áreas de atuação e somos promovidos ou procuramos outros trabalhos que remunerem melhor mesmo sendo em outras cidades, estados, países. 
 
A facilidade de não se prender ao imóvel que teve o compromisso de pagar por um longo período de tempo, é um dos principais argumentos que levantamos. Hoje podemos estar morando no Rio de Janeiro e amanhã receber uma proposta de trabalho melhor e ir ter que morar em São Paulo. Esse breve futuro muita coisa pode mudar e o que passa na minha cabeça é que será melhor não se atrelar a um compromisso gigantesco como esse. 
  • MENOR DOR DE CABEÇA:
Existem diversos relatos que casa dá muito trabalho, com o tempo as coisas, estruturais e materiais vão se degradando. É comum escutar histórias de canos estourando, rachaduras aparecendo, infiltrações… Na casa alugada, o responsável pelo problema estrutural da casa, será sempre o proprietário, logicamente se o causador do problema não foi você, acredito eu. E caso os problemas fiquem frequentes e de difícil resolução, sempre há a possibilidade de sair dessa casa e alugar outra melhor.
 
  • VIZINHANÇA:
Parece bobo, mas estamos falando aqui de viver de aluguel por um período longo da vida, quem sabe para sempre, então a escolha da casa própria tem que ser milimetricamente avaliada, imagina o cenário que acabou de financiar a casa dos seus sonhos mas depois de um ano a casa ao lado recebe novos inquilinos adolescentes muito barulhentos, ou o mercadinho perto fecha as portas e o mais próximo fica bem longe, ou o bairro fica abandonado e tendo muitos moradores de rua. A qualidade de vida vai para o buraco e a casa que você ainda nem acabou de pagar fica completamente desvalorizada.
 
Na casa alugada, a resolução desse problema é simples, como na maioria dos problemas que possam acontecer desse gênero, sair e procurar uma outra opção de moradia será sempre a melhor saída.
 

 

 
 
COMPRAR A CASA PRÓPRIA VALE A PENA?
 
 
 
Agora pensando no outro lado, será que é de todo ruim comprar a casa própria?
 
  • COSTUMIZAÇÃO TOTAL:
A casa própria sempre terá o sinônimo de casa dos sonhos, e por que isso? Por um simples motivo, a possibilidade de deixar seu cantinho do jeito que você sempre quis. Derrubar e subir parede, fazer uma churrasqueira e piscina no quintal, derrubar uma arvore e fazer um campinho de futebol… As possibilidades são gigantescas. E isso só será possível por que você se comprometeu a ter raízes naquele local. 
 
  • SEGURANÇA:
Muitos dizem que casa própria é essencial pois o cantinho de terra que comprou, você pode dizer que é seu, e Deus não fará mais delas, então, é um produto finito e cada vez mais caro. A tendência sempre será o crescimento populacional e com isso, mais gente se apertando em cubículos menores. A valorização de terras/imóveis, a longo prazo pode vir a ser interessante. E a sensação de segurança é inexplicável.
 
Agora muito cuidado, essa segurança vem depois de quitar a casa. Como diz o Bastter, até pagar todas as parcelas, a casa não é sua e sim do banco. Caso não consiga pagar, o banco toma a casa de você.
 
  • VALORIZAÇÃO:
 Ao contrario da vantagem da casa alugada por ter a possibilidade de sair caso tenha desvalorização do bairro, aqui você pode deixar sua cada do seu jeitinho, que geralmente é pra melhor e com isso agregar valor ao seu patrimônio, o que acarreta na valorização do imóvel em uma possível venda da casa, mas geralmente não é tão simples assim e com certeza trará muito trabalho e dor de cabeça.
 
 
 
 
 
CONCLUSÃO:
 
A conversa ainda será longa, mas é preciso tomar a decisão em conjunto e sempre avaliar o perfil e ideologias futuras do casal. Hoje, ainda não chegamos em um consenso. Estamos numa fase delicada de transição de carreira e crescimento profissional. A sensação que dá é que tudo pode mudar do dia para a noite em nossas profissões.
 
Como estou ainda muito no inicio do acúmulo de patrimônio, acho que ainda temos muito tempo para definirmos primeiro nossas carreiras para depois continuarmos esse debate. Hoje, eu estou mais tendencioso para ficar exposto na área imobiliária, apenas nos fundos de investimentos (FII’s), onde tenho menos dores de cabeça e muita liquidez, que traduzindo, seria a qualquer momento ter a possibilidade de vender as cotas e pegar o dinheiro.
 
  Ainda teremos muitas Heinekens e muitos barzinhos para discutirmos sobre o assunto. De qualquer forma o diálogo sobre o assunto me deixa muito feliz, pois é incrível olhar para dentro de si e perceber o quanto evoluímos e crescemos, que as decisões só nos unem mais. 
 
 
 
E vocês o que acham que vale mais a pena, casa própria ou alugada?
 
 
 
Grande abraço e seguimos na caminhada FIRE.
 
 
 

– André Cruz –

 

Sigam as redes sociais para mais conteúdo:
INSTAGRAM:

Youtube:

7 comentários em “Comprar ou alugar um imóvel?”

  1. Moro de aluguel desde 2015 quando deixei a casa dos meus pais. Nunca me passou pela cabeça comprar um apartamento. Vivendo casado desde 2017, minha esposa pressionou bastante para que comprássemos um imóvel, expliquei para ela os prós e contras, hoje ela também é investidora e alinhamos os pensamentos.

    Meu irmão e meu cunhado financiaram imóveis quando casaram e formaram suas famílias, atualmente ambos moram de aluguel em outro imóvel e colocaram os seus imóveis financiados para alugar. A vida mudou e os imóveis que financiaram não atendiam mais a expectativa familiar deles. Que loucura!

    Vou continuar no aluguel por um bom tempo eu acredito, não quero perder todos os juros compostos e oportunidades que estão por vir.

    Claro que um dia eu gostaria de ter o meu imóvel, mas acho que tenho bastante tempo pela frente para poder executar este plano.

    Acredito que um ciclo de alta está por vir no mercado de ações e fiis, espero multiplicar meu património. Isso será uma ajuda e tanto na caminhada, não quero estar de fora quando isso acontecer!

    Que trabalhemos duro, tenhamos serenidade, discernimento e claro….SORTE!

  2. Por enquanto estou vivendo exatamente como o seu 2017.kkk
    Ainda estou nessa avaliação/discussão sobre o assunto. Já moramos juntos há quase 1 ano.

    Concordo plenamente com você, é um patrimônio gigantesco que fica preso no imóvel que poderia ser usado para diversas oportunidades de maiores ganhos.

    Vamos ver se vou ganhar essa discussão mais pra frente. rsrs

    Enquanto isso, seguimos firmes na caminhada.

    Abraço.

  3. Boa noite Caminho das Pedras! Não é atoa que é um dos grandes temas de discussão eterna da Finansfera…Não tem resposta certa…vai depender muito da sua fase de vida. Acredito eu que todos deveriam comprar um apartamento/casa mais pra frente pela segurança que ter seu imóvel te dá (pra criar filhos,etc), mas financeiramente só será melhor se der sorte de comprar em algum lugar que sofra grande valorização. Eu infelizmente acabei comprando imóvel muito cedo e perdi dinheiro financeiramente. Por outro lado tive já 8 anos de tranquilidade, inclusive nos recentes aumentos de aluguel ocorridos pela inflação…Pra quem está começando a vida, acredito que investir o dinheiro em FIIs e RF de renda seja uma melhor estratégia (usando parte dos valores para pagar aluguel). Pelo menos é como eu faria hoje se estivesse recomeçando. Grande abraço!

  4. Olá CdP, boa noite

    Realmente é um tema que divide opiniões. No começo da minha vida adulta eu ouvia a famosa frase: "quem compra, terra não erra".

    Pois comprei um lote, participei de todas as etapas da fundação até o acabamento final. A casa ficou um espetáculo, pena que não tive o prazer de morar nela.

    Tive uma oportunidade em outro estado e não tive condições de carregar a casa junto. 🙂

    Hoje estou em outro estado, vivo de aluguel e estou satisfeito. Não pretendo comprar uma casa. E estou feliz por essa opção e se fosse possível venderia a minha casa. Mas ocorre o principal característica, baixíssima liquidez para desfazer de um imóvel.

    Sou da opinião do equilíbrio. Montar uma carteira de investimento e quando estiver consolidado, fazer a aquisição de um pequeno imóvel.

    Abraço

  5. Pois é. Meu medo é me comprometer em pagar um financiamento para um longo prazo e acabar me enrolando com relação aos investimentos.
    Ainda estou no início e acredito que seja melhor amadurecer melhor a ideia, acumular um patrimônio maior para que eu não fique tão exposto ao risco da ruina. São decisões que são divisores de águas.

  6. Deve ter dado um aperto no coração de acompanhar toda a construção e não poder morar na casa.
    Por enquanto vou ficando com essa opção mesmo, de consolidar mais a carteira, deixar ela segura e com uma bela gordurinha antes de tomar essa difícil decisão. Enquanto isso vou tentando convencer a senhora Caminho das Pedras, a começar a investir e que agora não seria o melhor momento para realizar uma grande compra assim.

  7. Pingback: Viver para trabalhar ou trabalhar para viver? - Caminho das Pedras Invest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima