Caminho das Pedras

Para seguirmos um caminho, precisamos saber muito bem onde queremos chegar, quais são nossos objetivos e o que estamos dispostos a fazer para alcança-los. Chegar na definição dessas questões, te proporcionará o esclarecimento da mais importante variável de todas: o tempo.

Como explicava no post anterior, comecei a ter conhecimento pelo mundo dos investimentos muito tarde, já com trinta anos, isso reduz e muito a expectativa de atingir o FIRE, mas não torna impossível. É clichê, mas tudo é questão de tempo, clichês são clichês por um motivo, são verdades. Concordam?

Fui apresentado ao FIRE por uma pessoa que admiro muito, com certeza é a mulher mais linda e divertida do universo. Fui apresentado pela minha namorada sobre o mundo dos investimentos e sobre a filosofia FIRE. Ela me recomendou uns podcasts e a leitura de uns livros sobre o assunto de finanças, como o clássico Pai rico, pai pobre do Robert Kiyosaki. Mas mesmo ela não seguindo os princípios FIRE, foi o suficiente para me influenciar (rsrs beijo, amor!)

Mas afinal, o que diabos é FIRE?

FIRE é uma sigla para (Financial Independence, Retire Early) o que significa de maneira literal “Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada”, o que não ficaria ruim em português “IFAA”. Essa sigla é muito mais que apenas quatro letras juntas, tem um grande significado e um sentimento por trás. A ideia que a sigla representa, expressa toda a esperança em ter uma vida mais confortável e plena no futuro.

Ser FIRE é um movimento, uma comunidade de pessoas que tem o mesmo objetivo em comum. Por isso acredito que os princípios que venho aprendendo ao longo dessa breve jornada precisam ser espalhadas para o maior número de pessoas, pois só assim o brasileiro conseguirá fazer melhores decisões e não ficarão reféns dos grandes bancões, que em sua raiz, não joga para perder, emprestam dinheiro para as pessoas com juros altíssimos e os cidadãos que sem educação financeira, pagam a divida do cartão de crédito com o cheque especial de outro cartão de crédito. É raro, mas acontece bastante.

 

 

Agora que sabemos o que é FIRE, o que devemos fazer?

A primeira coisa é sentar a e botar na ponta do lápis, ou de qualquer aplicativo de organização financeira, quanto que você gasta por mês do seu salário. Para saber poupar você antes precisa saber onde está gastando e só aí cortar gastos desnecessários.

 Foi o que fiz e deu muito certo. Hoje penso nos menores detalhes dos preços e nos gastos que tenho, sempre pensando em não jogar dinheiro fora e conseguir aportes maiores para investir. 
Minha namorada sofre bastante com essa questão, mas nos próximos posts falo mais sobre isso. 
 

Agora, se antes disso a situação estiver pior e você estiver endividado, seja uma dívida grande ou pequena, é primordial não medir esforços antes de tudo para quitar todo e qualquer pendência financeira em seu nome. Os juros vem para o bem, quando se investe, mas também para o mal quando pegamos empréstimos ou financiamos algo, quando é contra você a situação fica muito ruim, vira uma bola de neve que gira não ao seu favor.

 

 

Nessa fase você precisará fazer escolhas difíceis, literalmente muito suor, fazendo hora extra no trabalho ou tentando uns bicos para tirar um pouco mais e focando suas energias para o objetivo de ficar livre das dividas e muitas lágrimas de segurar alguns finais de semana em casa ao invés de sair com os amigos para o samba, barzinho, festas… Se realizar as escolhas certas sairá da situação de “respirando por aparelhos” para começar o alongamento para a maratona.

Após isso, poderá iniciar a vida de investidor. Já poderá mover o que consegue economizar do seu salário para o seu futuro e não mais para uma dívida antiga. Irá começar a respirar e se sentir muito melhor chegando nessa fase e vendo o montante crescendo ao seu favor e não contra você.

É muito importante fazer as escolhas certas o mais rápido possível, lembrem-se que o tempo é o fator primordial nessa jornada.

 

– André Cruz –

 

Sigam as redes sociais para mais conteúdo:
INSTAGRAM:

Youtube:

2 comentários em “Suor, lágrimas e muito FIRE”

  1. Pois é Ras Ratel,
    Proporção de famílias endividadas no Brasil ultrapassa os 77% e a tendência com inflação nas alturas é só piorar já que o brasileiro vem perdendo poder de compra a cada mês. A prioridade dos gastos sempre será a sobrevivência, acaba que os endividamentos só vão aumentando.
    Precisamos educar o máximo de pessoas para que não fique mais enraizado na cultura do brasileiro achar que é normal parcelar tudo e ter endividamentos e um monte de carnê pra pagar.

    Obrigado pelo comentário.

    Abraço amigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima