Caminho das Pedras

icone site

Quantas vezes já se pegou na situação de trabalhar o mês inteiro e ao final não conseguir juntar nada? Ou pior, sempre entrar no cheque especial do cartão de crédito. Sem entender muito bem pra onde foi todo seu suado salário? Relaxa, isso pode não ser cem por cento culpa sua. Eu vou te mostrar como você pode resolver esse problema e tornar essa caminhada muito mais prazerosa e tranquila, tornando cada passo dessa jornada importante, realizando escolhas inteligentes.

 

Olá, meu nome é André e quero mostrar toda minha saga FIRE. Mas afinal o que diabos significa FIRE, vou te explicar mais para frente nos próximos posts. Infelizmente, ainda estou muito longe do final do percurso. Então temos muito tempo para destrincharmos o significado de FIRE. Mas antes de falar sobre o os objetivos finais, vamos para o começo.

Minha primeira relação com o dinheiro foi ainda quando criança com as mesadas da minha mãe, é isso mesmo, nada de história sofrida de ter passado fome ou tendo que trabalhar vendendo bala no semáforo. Essa é a realidade de muitos brasileiros mas não foi a minha, meus pais trabalharam muito para conseguir ter uma vida confortável de classe média e proporcionar para a gente, eu e minha irmã, o mínimo de conforto. Minha mãe então nem se fala, teve um bom tempo na vida dela que teve quatro empregos ao mesmo tempo, mas essa história pode ficar para outro post.

Ganhávamos dez reais para comprar o lanche na cantina da escola, o que hoje tendo maior conhecimento, sei que seria mil vezes mais inteligente levar a merenda de casa. Mas a educação financeira não é até hoje prioridade na formação das crianças do nosso país, sorte minha que pelo fato dos meus pais trabalharem muito e não terem esses insights de educação financeira, que comecei a ter contato com o dinheiro e com a simples lógica de que se eu economizar e não gastar na hora do recreio, no dia seguinte teria vinte reais.

Na verdade essa foi a grande lição da minha juventude que me fez ser um adulto muito mais consciente sobre gastos e poupança, do ato de poupar. Mas existia um mundo muito maior, na verdade gigantesco, sobre o que fazer com o dinheiro economizado, e esse mundo se chama investimento.

 

Por muitos anos todo o dinheiro que eu juntava, primeiramente ficava no meu armário e como eu dividia o quarto com a minha irmã, todos sabiam onde deixava meu tesouro. Sempre sofria pequenos furtos seja da minha irmã escondido ou seja do meu pai que queria comprar pão da padaria mas não tinha dinheiro trocado, sempre falava que ia pagar depois mas nunca pagava. E após a burrice de deixar no armário, comecei a deixar o dinheiro na conta corrente de um cartão universitário do banco Real, posteriormente comprado pelo Santander.

E esse foi um dos meus grandes erros da minha vida, nesse momento já era um jovem adulto de dezessete anos que se tivesse tido educação financeira quando criança, teria o conhecimento suficiente para fazer boas decisões e teria alocado o capital em lugares melhores que deixar na conta corrente. Estou falando de ignorância nesse post, não é à toa, só após treze anos, é isso mesmo, treze anos, que fui conhecer o mundo dos investimentos, renda fixa, renda variável, ações, stock, fundos imobiliários e muitos outros. Demorei uma vida para fazer minhas próprias escolhas. Apenas com 30 anos comecei a passar o meu dinheiro para uma corretora e a começar a montar minha carteira de investimentos. Para não mentir, antes disso já no banco Santander, fui convencido pela minha mãe e a gerente do banco, a investir em uma previdência privada. Só que é muito difícil sair coisa boa de recomendação de gerente de banco, né?

O investimento em uma previdência privada é muito atrativa pois te dá a sensação de que está pensando no futuro, no longo prazo. É a mesma sensação que qualquer investidor que busca a independência financeira quer ter. Todos queremos chegar a terceira idade ganhando um salário bem gordo e não depender da previdência do governo para nada, até porque não temos a garantia que o sistema atual irá nos pagar o que contribuímos ao longo da nossa vida. Infelizmente, apenas a sensação de estar fazendo o correto somado a um investimento não tão rentável, irá resultar em mais tempo para chegar no seu objetivo ou chegar lá recebendo menos do que poderia ser. É preciso ficar muito ligado nas pegadinhas da vida. Não estou falando que previdência privada é ruim, é muito melhor que não investir em nada ou deixar o dinheiro na conta corrente, mas apenas deixando a ignorância de lado que fará você enxergar investimentos melhores e mais rentáveis para a sua vida no futuro.

Nesse início dos meus trinta anos, a primeira coisa que fiz foi estudar muito, vídeos no YouTube, livros, podcasts, blogs… Não foi necessário e acredito que não seja necessário fazer uma faculdade de economia ou sair comprando cursos para começar a ser um investidos e alocar seu dinheiro em bons produtos. Existe muito conteúdo gratuito e de muito boa qualidade na internet, basta dar o primeiro passo e começar essa caminhada.

Se quiser saber mais sobre esse mundo de educação financeira, investimentos e economia, compartilhem com o máximo de pessoas que também se interessam sobre a busca da independência financeira.

A caminhada FIRE é lenta mas a cada passo estamos mais perto da linha de chegada.

 

– André Cruz –

 

 

Sigam as redes sociais para mais conteúdo:
INSTAGRAM:

 

7 comentários em “O caminho nebuloso da ignorância.”

  1. Bom dia CPF! Bem vindo a esse caminho tão longo, mas também tão esclarecedor que é o FIRE! O segredo é conseguir manter os aportes o mais constante possível e ter paciência pra deixar o efeito "bola de neve" fazer seu trabalho. Grande abraço!

  2. Acumulador Compulsivo

    Olá CPF (gostei do acrônimo!).
    Você escreve muito bem.
    Seja muito bem vindo à devastada finansfera.
    Muitos grandes blogueiros começaram essa história, a grande maioria se foi, deixou de postar, sumiu… Alguns raros remanescentes ainda se falam por Whastapp/Telegram, como eu, SrIf365, Executivo Investidor…
    Mas no geral, quase todos sumiram.
    É uma pena.
    Espero que este registro da sua trajetória seja perene e com muito sucesso.
    Grande abraço, Stark.
    http://www.acumuladorcompulsivo.com

  3. Pingback: 3 Passos para alcançar a Independência financeira - Caminho das Pedras Invest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima