Esse quadro tem como objetivo compartilhar minha carteira de investimentos com o objetivo de alcançar a tão sonhada independência financeira. Sei que com cem mil não conseguimos parar de trabalhar, mas como já dizia o Jack, vamos por partes.
Irei segregar por mês, mesmo postando quatro meses depois, afim de me organizar e também para não ficar um artigo muito grande. Preferi registrar ainda mensalmente mas um pouco mais objetivo, até por que não me lembro muito bem quais eram os fatos relevantes dos meses que fiquei sem postar no blog.
Então vamos lá…
Depois de muito tempo, trago-lhes a atualização da minha carteira de investimento do mês de setembro.
Investimentos do mês de SETEMBRO:
- Renda Variável:
- Ações E FII’s:
Aumentei minhas posições nas empresas que já tinha em carteira. Nas ações, continuei investindo na empresa de saneamento e de energia, ambas são empresas consolidadas e que estavam descontadas e seguem pagando religiosamente seus acionistas. São as famosas empresas perenes que já passaram e irão passar por diversas crises e mesmo assim os boletos irão chegar sempre na sua caixinha de correios para pagar.
Mantive aportes também nos fundos de investimentos imobiliários, setor que cada vez mais fico interessado. O QAGR11 foi a escolhida. Os FII Agro estão ficando cada vez mais populares e acredito que irão crescer bastante ainda.
Esse foi o fechamento do mês de setembro da carteira:
Total investido: R$: 13.023,79
Rentabilidade: 9,60%
Total de proventos: R$: 40,77
Mês: Setembro
Aparentemente a rentabilidade e os proventos diminuíram, mas como o próprio nome já diz, são investimentos em renda variáveis, então nada mais anormal por aqui. Quando estivermos em baixa, precisamos aportar ainda mais.
Muita força e ótimos investimentos para todos.
– André Cruz –
YOUTUBE:
Olá CdP, boa tarde
Parabéns pelos aportes. Concordo com você, de grão em grão, a galinha enche o papo e quando esse momento chegar, basta aproveitar a maravilha dos juros compostos.
Percebi que você gosta muito de FII, preciso estudar um pouco mais esse tema. Como está sua exposição nessa categoria de investimentos?
Abraços,
Olá VAR.
Gosto muito dos FII's. Pretendo ter 30% da minha carteira nesse tipo de ativo. Adoro ver os dividendos caindo na conta da corretora todo mês, religiosamente.
Quero diversificar nas diferentes áreas dos FII para não ficar exposto ao risco de um setor especifico cair muito. Quero ter um pouco de FII's em galpões logísticos, FII's Agro, escritórios, FII's de papeis…
Ainda vejo vantagens pelo fato de serem isentos de taxação nos dividendos.
Mas agora precisarei investir mais em ação para reduzir um pouco a porcentagem de FII's na minha carteira e chegar o mais perto possível dos 30%.
Abraço meu amigo,
Parabéns!