Uma das coisas que sempre lembro aqui, é que a filosofia de vida FIRE não necessariamente precisa ser tão rígida a ponto de deixar de aproveitar a vida durante o caminho a independência financeira. Para mim isso é umas das coisas mais difíceis ao longo da jornada.
É tão prazeroso economizar o máximo, sempre fazendo o salário sobrar, mesmo após os aportes no começo do mês, assim que ele cai na conta corrente, e com isso ao receber no mês seguinte o valor sempre é somado com o resto economizado do mês anterior, o que resumindo, significa maior aporte no mês.
É um mix de sentimentos de orgulho com prazer de ver o tão suado esforço do trabalho retornar para gente em forma de um pequeno número nas nossas planilhas, o acumulo do patrimônio. Ver esse montante crescer mês a mês é muito gratificante. Nem sei explicar o quão fico orgulhoso com isso. Sem falar nos dividendos que, graças aos fundos de investimentos imobiliários (FII), também vem crescendo de maneira progressiva mensalmente.
Infelizmente nem tudo são rosas e para conseguir economizar essa boa quantidade do salário, precisamos dar um downgrade no padrão de vida. Os gastos mensais sempre poderão ser reduzidos. São restaurantes caros e Ifood que podem ser trocados por fazer comida em casa, diminuir saídas e barzinhos por roles na casa de amigos. Os exemplos são vários, infinitos modos de economizar. Mas venho alertar sobre o meu problema, a síndrome de EC (Econômico Compulsivo).
Existem situações que não precisamos passar pois no final das contas, botando na ponta do lápis, não vão fazer grandes diferenças nos nossos investimentos mas vão ser de muita relevância para a sua vida no hoje. São coisas básicas que vão te dar não só qualidade de vida como vão te dar dignidade. kkk
Se você é como eu vai se identificar com as coisas que vou citar aqui. Coisas que acho completamente irrelevantes e supérfluos mas que es tenho total certeza que estou completamente errado. Eu uso um único par de tênis durante o ano, isso mesmo meu tênis de ir para o trabalho é o mesmo da academia que é o mesmo da trilha que é o mesmo pra jogar bola. O pior é que uso o gift card que o trabalho dá em dezembro para comprar meu tênis novo. Já fazem três anos que faço isso. concidentemente foi no mesmo período que comecei a investir minhas economias.
Ou o fato de usar as mesmas meias de 10 anos atrás, se pá, tem meia na minha gaveta que eu lembro de ter usado no ensino médio. O mesmo acontece com algumas camisas e bermudas.
Alguns podem me chamar de acumulador por não querer jogar as coisas fora ou botar para doação, e elas estão certas. hahahah
Só que como disse no início, pequenas economias são muito relevantes quando está super no começo e/ou não se tem dinheiro algum. Depois de um certo tempo esse pequeno dinheiro economizado de uma camisa ou de um tênis não vão fazer tanta diferença assim, até por que você não compra um par de ténis a cada mês. É muito da paranoia das nossas cabeças em achar que para alcançar o FIRE precisa se privar das necessidades básicas.
Quem sofre com isso é minha namorada que reclama o tempo todo. Todos os dias me pergunta se já comprei roupas novas.
A tecnologia também ajuda muito hoje em dia. Descobri recentemente lojas online que vendem muitas roupas e produtos baratinhos como Shein e Shopee. Vou começar a usar mais esses aplicativos, tenho certeza que vou encontrar coisa boa e barata.
No final das contas, compartilhar essas informações aqui no blog servem muito como terapia pra mim. Penso em melhorar esses aspectos da minha personalidade. E se você é como eu, uma pessoa viciada em não gastar dinheiro, saiba que você não está sozinho nessa, mas uma coisa eu tenho certeza, não gostamos de jogar nosso dinheiro fora, o que significa que sempre iremos procurar os melhores investimentos para alocar o nosso tão valioso dinheiro. Mas de vez em quando ninguém vai morrer se gastarmos um pouco com a gente e com quem a gente ama.
Abraço pessoal,
– André Cruz –
YOUTUBE:
Olá Caminho.
Eu também tenho dificuldade de comprar coisas novas para mim, a diferença é que tenho muita facilidade para comprar para os outros. Esse é um equilíbrio que preciso encontrar.
Olá CdP, boa tarde
Nem 8, nem 80. Acredito que o caminho da moderação sempre será o mais adequado.
Abraços,