Como está a carteira de investimentos de vocês? Estão rindo a toa com a renda fixa ou respirando por aparelhos com a variável?
Minha carteira de investimento no momento está vazia. Estamos começando do zero e quero registrar aqui todos os aportes mensais que irei fazer da carteira.
Se você está na mesma situação, ainda não tem nenhum investimento, a primeira coisa que você tem que fazer é acabar com suas dívidas, focar todas suas energias para ganhar mais, economizar mais, pois com dívidas não conseguirá dar o primeiro passo.
Após completar essa etapa você precisará definir como será sua carteira, definir as porcentagens de cada classe de ativos. E pra isso definir seus riscos. Saber que tipo de investidor é você. Por exemplo, a seguir irei mostrar três tipos de carteiras diferentes que correspondem a perfis diferentes de pessoas:
Na carteira intermediária, o perfil de investidor é mais equilibrada e que se expõem um pouco mais ao risco. Tendo uma porcentagem maior nos ativos de renda variável buscando um retorno um pouco maior e também investindo em produtos de maior potencial de retorno, como as criptomoedas. É para aqueles que já estão mais imersos no mundo dos investimentos, com maior conhecimento e que buscam boa rentabilidade com o risco moderado.
Na carteira agressiva, como o próprio nome já diz, é a carteira de maior risco, sujeita a maior oscilação do mercado mas também com um potencial maior de crescimento, afinal se expor mais ao risco precisa ter seus benefícios. É mais indicado para quem tem estomago forte e para aqueles que gostam de fortes emoções e não ligam de perder umas boas noites de sono.
Logicamente todos precisamos entender que a vida muda com o passar do tempo e que podemos migrar entre os três tipos de carteira durante a nossa jornada de investidores. O mais importante é manter a diversificação, apenas isso irá te manter vivo nessa corrida.
Após ter consciência de que tipo de carteira quer ter, basta começar fazendo o cadastro em uma corretora e transferir o dinheiro para realizar os investimentos. Sugiro que independente do valor, divida o total, disposto a investir, nas porcentagens que você definiu para sua carteira.
Se você tem 1000 reais para investir e se identifica como conservador, para começar a entender o mercado financeiro, então irá dividir o total em 70% renda fixa, o que equivale a 700 reais, e 30% em renda variável, que equivale a 300 reais.
Mas se tiver pouco dinheiro pra investir não tem problema, dá para fazer do mesmo jeito.
Se você tem 100 reais para investir e se identifica como conservador para começar a entender o mercado financeiro, então irá dividir o total em 70% renda fixa, o que equivale a 70 reais, e 30% em renda variável, que equivale a 30 reais.
Existem títulos, ações, fundos que consegue investir com menos de 30 reais por exemplo.
E o fascinante desse mundo é sempre que alguma classe de ativo da sua carteira desvalorizar um pouco, se ainda forem boas empresas, então no mês seguinte terá que investir nesse ativo, visando voltar a ter a porcentagem que estipulou para cada classe. Basicamente sua própria carteira irá te mostrar onde deve fazer os próximos aportes para que ela fique de acordo com a porcentagem desejada.
Por isso que digo que a educação financeira é muito importante, não tem tanto a ver com o valor em si, muitos devem achar que para investir tem que ter muito dinheiro, mas o que realmente precisa é de conhecimento.
Diga ai nos comentários se concorda com os exemplos de carteiras que mostrei. A troca de informações é muito importante para o aprendizado de todos.
E então, como está a divisão da sua carteira?
Grande abraço.
Seguimos na caminhada rumo ao FIRE.
– André Cruz –
YOUTUBE:
Fala, André, blz?
Muito bom entrar agora num momento de baixa, torço para vc estar bastante líquido. rs
Boa sorte, vai ser legal acompanhar um fire do zero!!!
Fala Neto,
Por enquanto, tudo tranquilo. É como você falou, começar agora no momento de baixa é ótimo … só não pode cair mais. kkkk
Fiz o post dos meus primeiros aportes no caminhodaspedrasinvest.blogspot.com
Depois dá uma olhada lá.
Grande abraço amigo.
Pingback: O primeiro de muitos! -
Pingback: Juros caindo, o que fazer? - Caminho das Pedras Invest